sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Conclusão do trabalho sobre Ginástica Rítmica

*Com a pesquisa que fiz conclui que a Ginástica Rítmica é um esporte recente, muito complexo e que teve seu início na necessidade e competência de um grande profissional em querer desenvolver a percepção musical através de movimentos corporais expressivos e contextualizados e ela é cada vez mais praticada e procura aprimorar a estreita relação entre a perfeição técnica e a arte de executar movimentos expressos através da música.

*História:
Um dos primeiros relatos acerca do princípio da atividade física associada ao ritmo vem de Russeau (1712-1778), que realizou um estudo sobre o desenvolvimento técnico e prático da ginástica para a educação infantil. Dalcroze (1865-1950), pedagogo suíço e professor de música, iniciou a prática de exercícios rítmicos como meio de desenvolvimento da sensibilidade musical através dos movimentos do corpo.
Posteriormente, Bode (1881-1971), aluno de Dalcroze, apregoava que o mais importante era o fluir do movimento e seu caráter natural e integral. Desenvolveu-se então, um sistema cujo o objetivo era demonstrar através dos movimentos, os diversos estados emocionais do indivíduo. Somou-se a isto, a música, a utilização de aparelhos com a finalidade de ornamentar a apresentação e as características femininas. Foi Bode, considerado criador da Ginástica Rítmica, quem estabeleceu os princípios básicos da mesma, os quais até hoje são consideradas importantes e seguidos.
Duncan (1878-1929), seguidora de Bode, adaptou o sistema à dança e o levou a antiga União soviética e lá iniciou o ensino desta nova atividade como esporte independente e com manifestações competitivas.
O alemão Medau, estudou os exercícios rítmicos e iniciou a introdução de aparelhos como a bola, as maças e o arco, dando o primeiro passo para a utilização dos aparelhos nos exercícios femininos.

*A prática da Ginástica Rítmica :
A Ginástica Rítmica, esporte independente, passa a ser chamada de Ginástica Moderna (1962), em reconhecimento pela Federação Internacional de Ginástica (F.I.G.). Mais tarde em 1975, passa a ser denominada de Ginástica Rítmica Desportiva, estabelecendo-se definitivamente sua característica competitiva e se tornou um esporte olímpico oficial em 1984, somente com competições individuais.
Nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, incluiu-se as competições de conjunto.

* Características da Ginástica Rítmica:
A Ginástica Rítmica caracteriza-se pelo alto nível de exigência coordenativa das atletas. Fazem parte dos elementos corporais obrigatórios: andar, correr, saltar, saltitar, balancear, circunduzir, girar, equilibrar, ondular, executar pré acrobáticos, lançar e recuperar sendo que os exercícios devem ser acompanhados por estímulo musical .

*Benefícios da Ginástica Geral:
Desenvolve a saúde, a condição física e a integração social; · Contribui para o bem estar físico e psicológico; · Estimula a expressão corporal e artística; · Respeita as individualidades e a capacidade física de cada um, incentivando o condicionamento físico e a auto-superação; · Valoriza o grupo e ou a individualidade dos praticantes.

*Comitê técnico:
Um comitê técnico dentro da Federação composto pelas chamadas “Madames” detecta erros e potenciais a serem desenvolvidos dentro da Ginástica Rítmica.
O júri é composto por Júri de Composição, que, subdividido, analisa o Valor Técnico e o Valor Artístico das séries; e Júri do Execução, que analisa as faltas técnicas.



Stéphani Vilela Ferreira
nº41 1ºano H

13 comentários:

Trabalhos de Ed. Física disse...

Conclusão do trabalho de Ed.física sobre Ginástica Rítmica, Jéssica de Figueredo nº40

Pesquisei sobre a ginástica rítmica, e achei muito interessante comentar que um dos objetivos dela é expressar os sentimentos através dos gestos, ou movimentos corporais.
Esse esporte exige muito treinamento, pois para praticá-lo é preciso de harmonia e sincronia com a música, e quando trabalhado em equipe, principalmente.
A ginástica rítmica surgiu após a Segunda Guerra Mundial, e aos poucos ela foi se modificando, se espalhando pelo mundo e evoluindo.
Para praticá-la podem ser utilizados alguns objetos, são eles: tablado, corda, arco, bola, maças e fita.E também é praticado com músicas apenas tocadas, porque não pode haver voz nas músicas.
A ginástica rítmica primeiramente era praticada pelas mulheres, por ser um esporte que exige mais “delicadeza”, ainda está no início, mas os homens já praticam também, houve algumas modificações da ginástica rítmica feminina para a masculina, como por exemplo, a ginástica rítmica masculina ressalta a força e a resistência.
Nas competições, os atletas são avaliados a todo o momento, existem algumas faltas, onde são descontados pontos.As apresentações podem ser feitas individualmente ou em equipe.Enfim eu concluo deste trabalho que a ginástica rítmica é um esporte muito bonito, pois como já disse os atletas colocam os sentimentos em cada movimento executado, e com isso fica uma coisa agradável de se ver, e também estimula a criatividade, além de ser um esporte saudável.Aprendi várias coisas que não sabia sobre o assunto.

Trabalhos de Ed. Física disse...

Conclusão do Trabalho de E.F. por Karen nº 21
A China mostrou que está muito bem, com ginastas preparadissimas e donas de notas incríveis, na minha opinião, o que vai ser difícil para a China vai ser selecionar a equipe que reprentará o país nos Jogos Olímpicos pois todas são ótimas.Cada vez aparece um novo nome na ginástica chinesa e sempre trata-se de uma ginasta especializadissíma em um aparelho ou mais de um, ginastas muito forte.Como já havia dito anteriormente eu torço abertamente pela China na competição por equipes, acho que elas estão muito mais bem preparadas para o ouro e espero que alcancem esse objetivo.As americanas também tem um bom nível técnico mas a China está absolutamente incrível.
A ginástica rítmica nasceu da artística. Em meados de 1940, países do Leste Europeu começaram a incluir músicas e coreografias aos exercícios da ginástica tradicional. Assim, aos poucos surgiu o esporte em que graça e beleza são tão ou mais importantes que a própria técnica dos movimentos.
Existem duas formas de disputa da ginástica rítmica: a individual e em conjunto. As esportistas precisam realizar movimentos técnicos em sincronia com uma música e com a utilização de aparelhos que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita.
Uma apresentação de ginástica rítmica acontece, normalmente, em um ginásio fechado, sobre um tablado quadrado de 13 m por 13 m, que deve ser totalmente utilizado pelas competidoras durante a seqüência para uma melhor pontuação.
Pode ser iniciada em média aos seis anos.
A Ginástica Rítmica desenvolve beleza em movimentos criativos que são traduzidos através de expressões pessoais e possui uma forma artística que proporciona prazer aos que a assistem.

top crazys disse...

Perfeito!

top crazys disse...

Amei a Conclusão!

top crazys disse...

Perfect!

Unknown disse...

era pra ter o final por que eu estava fazendo um trabalho e faltava o final e quando eu vi essa conclusao eu pulei de alegria concordo com vc TOP CRAZYS perfect amei


Unknown disse...

Adorei levei 10,00

Unknown disse...

Conclusão meio grande né

Unknown disse...

Amei a conclusão👏👏👏👏💕

Unknown disse...

Amei a conclusão👏👏👏👏💕

Unknown disse...

Conclusão chave

Unknown disse...

Muito bom parabéns

Unknown disse...

Conclusão muito bom parabéns